segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Afinal quem foi S. Valentim???


Hoje aproveitámos a comemoração do Dia de S. Valentim para recordar os valores da Amizade, do Amor, da Partilha,da Solidariedade,etc. que têm sido trabalhados no âmbito do Projecto de Turma " Crescer Juntos".
Explorámos também a Lenda de S. Valentim, que ainda não conheciamos. Para quem ainda não conhece aqui fica a Lenda que deu origem à Comemoração deste dia.

Contam as lendas que, durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um poderoso exército. Isto porque o imperador acreditava que seria mais fácil conseguir que os jovens de alistassem se estes não tivessem família.

No entanto, e não obstante esta proibição, um bispo romano, de seu nome Valentim, continuou a celebrar casamentos em segredo. A prática foi, porém, descoberta e o bispo acabou por ser preso e condenado à morte. Durante o tempo em que esteve preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes, nos quais se podia ler que os jovens ainda acreditavam no amor.

Um dos bilhetes pertencia a Asterias, uma jovem invisual que, por ser filha do carcereiro, conseguiu permissão para visitar Valentim. Ambos acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, Asterias terá recuperado a visão. Antes de ser decapitado, a 14 de Fevereiro de 270, o bispo conseguiu ainda escrever uma carta de amor para a jovem, a qual terminava com a seguinte assinatura: “Do teu Valentim”.

Mensagens para Orkut

Sem comentários:

Enviar um comentário